Mais uma de muitas verdades incovenientes:

"Não tenho medo do barulho dos violentos, mas sim do silêncio dos honestos." (By Martin Luther King)

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Um livro- uma escolha certa

Olá! Recentemente eu li um livro tão bom que é claro que eu não poderia deixar de comentar um pouquinho dessa obra literária maravilhosa com você, né? (Bom, eu até que poderia fazer isso, mas negar conhecimento não é nem nunca foi lá uma coisa muito nobre). Tenho certeza que você já ouviu falar de um tal de Jorge Amado; Como assim? Não? Então eu vou ter que bancar a professora: “Jorge Amado (1912-2001) foi um célebre autor modernista que publicou inúmeras obras, dentre estas podemos destacar 25 romances, dois livros de memórias, duas biografias, duas histórias infantis e uma infinidade de outros trabalhos, entre contos, crônicas e poesias. Morreu em Salvador, no dia 6 de agosto de 2001. Tal qual o modernismo, Jorge Amado tem como constante em sua obra a representação do real, assim, mostra a realidade de sua época, a mentalidade das pessoas de diferentes classes, os conflitos sociais, a marginalização do negro e do pobre, a religiosidade”.
Devemos lembrar que as obras de Amado não são apenas folhas com letras que nos guiam a um choque esplêndido com uma realidade cruel, são sim, acima de tudo, uma lição de vida; Uma vez que a partir da leitura da obra de uma pessoa tão admirável, temos uma chance ímpar de entender um mundo que está bem ao nosso lado, mas que por algum motivo não conseguimos enxergar. Como pensa uma criança abandonada? Porque elas são tão incompreendidas? Será que eu me encaixo na realidade descrita? Enfim, é melhor eu parar por aqui. Se quiser saber mais é melhor sair do computador e ir ler um livro.
Ah! Empolguei-me tanto com o Jorge que nem falei do livro. Pois é, como eu falava há pouco:
- O livro que li chama-se Capitães da Areia e tem como tema a vida de meninos de rua, sem família e que podem ser considerados autossuficientes; Em cada capítulo há uma trama magnífica que se desenrola, revelando a vida árdua e os sentimentos de crianças de rua, abandonadas e perseguidas por uma sociedade preconceituosa e elitista. As provações forçaram as crianças a crescerem antes do tempo, conheceram os segredos do amor carnal precocemente, viveram aventuras, furtaram e roubaram para viver, e ainda assim, apesar de tudo, por trás de cada ato violento e cada lágrima derramada, você descobrirá crianças confusas e desesperadas pelo amor de um ombro amigo, um lar decente e uma família.
Temos vários personagens, sendo que podemos destacar: Sem-Pernas, um dos personagens cujo apelido se deve a uma deficiência em sua perna que o impossibilita de andar normalmente, este vê Pirulito, menino alto e magro, rezar e percebe nele uma alegria e uma paz que iluminam seu rosto enquanto reza, como se a oração fosse o alento de sua alma, aquilo que os Capitães de Areia não tinham: carinho e amor dos pais...; também temos: Dora, Pedro Bala (Chefe do bando), Querido-de-Deus, João Grande, etc.
Pode-se dizer que este é um livro atemporal, porque apesar de já ter decorrido muitos anos desde que foi escrito e publicado (1937), trata de temas que se fazem presentes até os dias atuais, talvez por tentar explicar a dinâmica homem-sociedade, talvez por retratar o egoísmo e incompreensão humanas, por mostrar os problemas sociais, ou simplesmente por tentar explicar o inexplicável; Pois assim é a natureza humana, tão inexplicável quanto os mistérios do universo; de onde viemos, porque viemos e para onde iremos. Isso aqui está ficando meio louco; Admita... Eu viajei um pouquinho, né? Mas se você viajou junto comigo posso dar a minha missão aqui por completa. O que faz uma obra ser boa de verdade não são só as palavras, nossa maneira de entendê-la e senti-la são inestimáveis. Eu poderia contar toda a história do livro aqui, você poderia não ler até o final ou entender, e muito menos querer ler o livro. Por isso quando alcançar o ponto final deste post eu espero que corra para este bom livro. Instiguei-lhe a ler, mas você tem o livre arbítrio, portanto, a escolha é sua.

2 comentários:

  1. Oi prima...

    nossa sou muito fã de jorge amado... li capitães de areia no 2o grau, gostei demais... o segundo foi terras do sem fim...

    um autor maravilhoso, excelente escolha de post!

    nunca esqueci que li no livro que o menino era coxo... e n sabia o que era isso, umas das poucas vezes que eu, de verdade e por livre espontanea vontade, recorri a um dicionário huahuahua!

    grande beijo!

    post está lindo, muito bem escrito!

    ResponderExcluir